GINECOMASTIA

Ginecomastia é o desenvolvimento anormal de mamas em homens. Essa condição masculina é resultante do aumento do volume mamário que pode ser de componente glandular (glândula mamária), adiposo (gordura) ou misto. Quando há apenas o componente adiposo é chamada de lipomastia ou pseudoginecomastia. Neste exato momento, 30 a 40% dos todos os homens do planeta sofrem dessa enfermidade.

Essa condição costuma aparecer nos meninos adolescentes de 13 ou 14 anos, como consequência das alterações hormonais da puberdade. Nesses casos, as mamas crescem por períodos de três meses. Em alguns casos, a hipertrofia persiste até a vida adulta.

No entanto, quando este problema afeta a idade adulta, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo.

Entretanto, a queda nos níveis de testosterona também podem ser como resultado de outras condições de saúde, como:

• Doença hepática crônica;

• Esteroides anabolizantes;

• Falta de testosterona no organismo;

• Tratamento hormonal para câncer de próstata;

• Tratamento com radiação nos testículos;

• Efeitos colaterais de algumas medicações;

• Defeitos congênitos;

• Hipertireoidismo;

• Quimioterapia.

Como a Ginecomastia manifesta?

A ginecomastia aparece inicialmente com um nódulo endurecido abaixo da aréola de pequeno tamanho (de 0,5 cm a 2 cm), com crescimento gradual. Nesta fase, a dor costuma incomodar bastante, causando muito desconforto ao simples toque.

Passados cerca de 4 semanas, a sensação dolorosa tende a desaparecer, mas a mama continua a crescer ao longo de alguns meses. Depois há uma fase de estabilização da doença e a maioria regride espontaneamente em até 12 a 18 meses. Em menos de 5% dos casos a ginecomastia é persistente.

Entretanto, a ginecomastia é mais frequente nos homens mais gordos, pois o tecido gorduroso produz enzimas, dotados da propriedade de converter certos precursores da testosterona em estrógenos.